24 de fev. de 2011

ARTE GÓTICA

ARTE GÓTICA

A Idade Média foi um dos períodos mais longo da História: durou cerca de dez séculos. Iniciou-se no ano de 476, com a ocupação de Roma pelos bárbaros, e teve fim em 1453, quando ocorreram dois fatos importantes: a tomada de Constantinopla pelos mulçumanos e o fim da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

A ARQUITETURA E A ESCULTURA

No início do século XII ainda predomina a arquitetura românica, mas já surgem mudanças que conduzirão a uma profunda revolução arquitetônica.
No século XVI, essa forma de construir foi chamada de gótica – nome que associava sua aparência, à época considerada estranha, aos godos, povo bárbaro.
Hoje a arquitetura gótica é considerada uma das mais belas e cheias de significados já produzidas. A primeira edificação em estilo gótico, a abadia de Saint-Denis, foi erguida na França em 1140.
A característica mais importante da arquitetura gótica é a abóbada de nervuras, muito diferente da abóbada de arestas românica porque deixa visíveis os arcos que formam sua estrutura.
Esse novo tipo de abóbada foi possível graças ao arco ogival, diferente do arco pleno do estilo românico. Com ele, as igrejas góticas podiam ser muito mais altas que as românicas. Além disso, as ogivas, que se alongam e apontam para o alto, acentuam a impressão de verticalidade da construção.
Outro elemento muito usado nas catedrais góticas são os pilares. Dispostos em espaços bem regulares, eles dão suporte ao teto de pedra. Graças a eles as paredes não precisam ser muito grossas para sustentar o teto. As largas paredes com janelas estreitas das igrejas românicas dão lugar a paredes muito mais altas e com grandes janelas, preenchidas com belos vitrais. Esse conjunto – arcos ogivais, pilares, paredes altas e cheia de vitrais – transmite uma forte impressão de amplitude e leveza.
Entre os séculos XII e XVI foi construída a catedral de Notre-Dame de Chartres. Sua arquitetura tem muitos aspectos interessantes, dos quais se destaca o portal principal, conhecido como Portal Régio, um dos mais belos conjuntos escultóricos do mundo. Nele vemos como a escultura gótica enriquece a arquitetura.
Outra importante construção gótica, iniciada por volta de 1160, é a catedral de Notre-Dame de Paris uma das maiores igrejas católicas do mundo. Tem 150,20 metros de comprimento e suas principais abóbadas estão a 32,50 metros do chão. Nela introduziu-se um novo recurso: o arcobotante.

A ARQUITETURA GÓTICA E OS VITRAIS

O interior das catedrais góticas é bastante iluminado. A claridade entra pelas janelas das paredes das naves laterais e pelos grandes vitrais que ficam atrás do altar principal.

OS MANUSCRITOS ILUSTRADOS

Do século XII ao século XV, os artistas trabalharam também com objetos preciosos – feitos de marfim, ouro, prata e decorados com esmalte - em ricos manuscritos ilustrados.

A PINTURA

A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII e XIV e início do século XV, quando começou a ganhar novas características que anunciavam o Renascimento. A principal delas foi o realismo: os artistas procuravam pintar as figuras da forma mais fiel possível ao que viam.
O pintor mais importante do final do século XIII e início do século XIV foi o florentino Ambrogiotto Bandone, conhecido como Giotto (1233-1337). A maior parte de suas obras é formada por afrescos que decoram igrejas.
Além dos grandes murais de Giotto, o estilo gótico produziu quadros de proporções menores e retábulos. Jan van Eyck (1390-1441), por exemplo, pintou obras célebres pela riqueza de detalhes e pelo realismo. Considera-se seu trabalho como de transição para a fase renascentista da pintura flamenga.

Referências Bibliográficas
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. 1.ed., São Paulo: Ática, 2008. p.52 a 60.


Sugestões:

Estilo Gótico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
Arquitetura Gótica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_g%C3%B3tica
Pintura Gótica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_g%C3%B3tico
Obras de Ambrogiotto Bondone (Giotto): http://www.wga.hu/index1.html
Obras de Jan van Eyck: http://www.wga.hu/index1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário